Toda e qualquer atividade gera algum impacto ao meio ambiente e nosso foco está em utilizar insumos e processos que minimizem estes impactos. Estamos em constante aprendizado e nossos esforços são contínuos para estabelecer uma harmonia entre os processos de transformação da matéria-prima e o meio ambiente.
Nossa principal matéria-prima é a madeira Teca, proveniente de florestas plantadas e de origem legal. Trata-se de um recurso renovável que, para crescer e se desenvolver, utiliza essencialmente energia solar, água e CO2, contribuindo naturalmente para o equilíbrio ambiental. Enquanto muitos materiais emitem carbono durante sua fabricação, as árvores realizam o oposto: removem CO2 da atmosfera e o transformam em madeira.
A durabilidade é outro fator que torna os produtos feitos em madeira nobre sustentáveis, afinal, quanto maior a longevidade menor o descarte. Outro benefício da madeira é que seus resíduos podem ser convertidos em novos produtos ou em material gerador de energia.
O acabamento final das peças é feito com óleos e ceras provenientes de matérias-primas naturais renováveis 100% brasileiras, além de serem biodegradáveis e seguros para o contato com alimentos. O processo de aplicação manual permite que o desperdício de produto seja praticamente nulo.
A matéria-prima utilizada para a impressão 3D é o PLA, também conhecido como poliácido láctico. É um polímero sintético que substitui os plásticos convencionais derivados do petróleo. Proveniente de fontes renováveis como amido de milho ou da cana de açúcar, o PLA é reciclável, biodegradável, compostável e atóxico.
A impressão 3D em PLA é um processo limpo, com baixo consumo de energia, sem utilização de produtos químicos, água ou emissão de gases, além do baixo desperdício de material.
Os processos manuais que envolvem nossa produção tornam os produtos Luzki mais orgânicos e pessoais. Desde o toque sedoso da madeira, resultado de um processo de lixação cuidadoso e impecável, os detalhes da marchetaria (colagem manual de partes da madeira), até o acabamento final, são logo percebidos como diferenciais pelos mais exigentes.
Crochês, cerâmicas e projetos colaborativos estimulam a mão de obra artesã local, valorizando o talento de pessoas que amam o que fazem e fomentando a economia criativa
Para que seu produto chegue em perfeitas condições, muitas vezes é inevitável o uso de fitas adesivas e plásticos, no entanto, tentamos ao máximo reduzir o uso destes materiais, priorizando fitas recicláveis de papel com cola a base de água e caixas de papel reciclado e recicláveis.